Páginas

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

PSICOLOGIA NO TRATAMENTO DA OBESIDADE.

Oi, amigos, tudo bem ??
 
Para quem está iniciando, ou mesmo tentando fazer a manutenção do peso, é importante saber que a Psicologia vai ajudar muito durante o tratamento. Deixo por aqui um texto do Marco Antônio de Tommaso. A matéria está no Site SuaCorrida. Lá vai :
 
"Psicologia no tratamento da obesidade
 
Marco Antonio de Tommaso defende a importância da abordagem psicológica para que o obeso consiga emagrecer – e permanecer magro
 
A obesidade tem causas diversas, multifatoriais. Isso quer dizer que pessoas diferentes requerem abordagens diferentes. A comida não é só nutrição, é amor, afeto, carinho, celebração e toda uma série de emoções que podem ser expressas em uma alteração do comportamento alimentar. O tratamento da doença deveria ser interdisciplinar – médico, nutricionista, educador físico e psicólogo atuariam juntos em função de um único objetivo: emagrecer e permanecer magro. No entanto, a área da psicologia é a mais negligenciada, talvez por ser a menos tangível, a mais recente ou até por falha de comunicação dos próprios psicólogos. Fato é que, sem ela, os resultados costumam ser decepcionantes.
No caso do paciente obeso, a psicologia visa identificar quais estímulos, fora a fome, levam-no a comer indevidamente. Ansiedade? Depressão? Estresse? Problemas afetivos? São abordadas uma série de variáveis que não são objeto da medicina e da nutrição. Como está sua imagem corporal? E a autoestima? Ele tem um ganho secundário permanecendo gordo? Quer e não quer emagrecer ao mesmo tempo? Sabe o que fazer, mas não consegue fazer aquilo que sabe que deveria? Autossabota-se? Tem algum transtorno alimentar, como compulsão, transtorno do comer noturno, bulimia?
Segundo pesquisas e minha própria experiência clínica, a terapia comportamental e cognitiva é a mais indicada para o tratamento da ansiedade e da compulsão. A duração do tratamento é altamente variável e depende de diversos fatores: duração do problema, experiências anteriores, idade, histórico de vida, presença ou não de outros transtornos. O acompanhamento psicológico muitas vezes é essencial também durante a fase de manutenção do novo peso, bem como da ressocialização do paciente obeso, necessária em alguns casos.
A obesidade não tem cura, mas tratamento. Isso quer dizer que só será possível manter o novo peso com determinação, motivação e esclarecimento.
**Marco Antonio de Tommaso é psicólogo e psicoterapeuta pela Universidade de São Paulo, tendo atuado no IPQ HC USP em pesquisa e atendimento. Credenciado pela Associação Brasileira para Estudo da Obesidade, foi consultor da Unilever e hoje é articulista da revista Boa Forma, além de psicólogo das agências Joy e L’Equipe de modelos."
 
Foto : Summer Night Run, no sábado passado !
Quase toda a galera.
Estou lá no meio, de boné !
 

2 comentários:

  1. Muito legal essa informações. Acho mesmo que grande parte dos gordinhos acabam comendo demais por questões emocionais. Eu, com certeza, sou uma dessas!! Acho que o segredo é o autoconhecimento!! Bjao e boa semana!!

    ResponderExcluir
  2. Adoro suas informações, parabéns...

    ResponderExcluir