Páginas

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

O CAFÉ E O DESEMPENHO NA ATIVIDADE ESPORTIVA.

Oi, amigos, tudo bem ?
 
Vocês consomem café preto, têm o hábito ? Pois saibam que o café é um grande aliado para melhorar o rendimento e performance. Vou deixar um texto que está no Site SuaCorrida, a propósito do assunto. O texto é da Redação do Site.  Lá vai :
 
 
"Café melhora desempenho no esporte
Segundo estudos recentes, a cafeína presente na bebida adia a fadiga, aumenta o estado de alerta e potencializa a performance
 
Nos últimos anos, a cafeína tem sido alvo de inúmeros estudos envolvendo práticas esportivas de resistência, como o ciclismo, a corrida e a natação. De acordo com a nutricionista Mônica Pinto, coordenadora de projetos da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), a substância aumenta a descarga no cérebro de endorfina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer. Assim, os atletas têm mais estímulo para prosseguir a atividade física – em um processo chamado de autogratificação.
“O cérebro, ao receber a informação da presença de cafeína, por meio do consumo diário de pelo menos quatro xícaras de café, aumenta sua capacidade de produzir a autogratificação, permitindo que o atleta siga adiante ao atingir o que seria seu ponto máximo de cansaço”, explica Mônica.
Estudos do Dr. Darcy Roberto Lima, professor do Instituto de Neurologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, também apontam a cafeína como agente potencializador da performance no esporte. Em atletas que tomam café diariamente durante os treinos, também na dose mínima de quatro xícaras, ele identificou que a cafeína atua como estimulante do sistema nervoso, retardando a sensação de fadiga e aumentando o estado de alerta. Isso propicia, inclusive, o fortalecimento dos músculos, já que torna possível a execução dos exercícios de força com cargas mais elevadas e em maior número de repetições.
Além disso, há indícios de que, durante o exercício, a cafeína poupe a glicose do músculo esquelético. “Os atletas passam a utilizar a gordura como fonte de energia em vez do glicogênio estocado nos músculos. Quanto mais glicose no músculo, mais se retarda a fadiga, melhorando o rendimento físico”, destaca a nutricionista Mônica Pinto.
A ação do café no organismo atinge o pico de 15 a 120 minutos após a sua ingestão. Mas seus efeitos podem variar, oscilando de acordo com o peso do atleta e a regularidade com que a bebida é consumida.  Um detalhe é que, com o tempo, quem consome a bebida regularmente pode desenvolver tolerância, ou seja, progressivamente, maiores doses de cafeína deverão ser ingeridas para que se atinja o mesmo efeito.
*Com Embrapa Café"
 
 
Foto : Eu e a Vanessa, na Summer Night Run, sábado passado !
 
 

7 comentários:

  1. café preto, pra mim, não rola. é amargar meu dia... leite é tudo. mas pra quem é atleta, super acho válido.
    beijokas Ivana querida

    ResponderExcluir
  2. Oi Ivana!
    No meu cantinho estamos em festa de aniversário, com sorteio e novidades. Convido-te a dar lá um saltinho!
    Beijinhos
    Maria

    ResponderExcluir
  3. pena q nao costumo tomar café...nunca gostei...mas achei interessante saber!!! nao tinha ideia disso
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Olá, querida Ivana!

    Menina, amo café! Preciso dele de manhã e no fim da tarde. Meu cérebro pede. Consumo duas xícaras no dia. Foi muito bom saber que ele da um gás nas atividades físicas.
    Beijo
    Giza

    ResponderExcluir
  5. Oi

    Bom saber, eu adoro café!
    Tava com saudades de vir aqui!!!

    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi amigaaaaaaaaa, estive dodói e sumi uns bons dias. Muita saudade de vc. Outro dia vi uma moça na tv e achei q era vc, fiquei olhando, mas não. Muita saudade dos bate papos. Bjks

    ResponderExcluir
  7. Vou tomar mais café então. rsrs


    tutta/Baleias-PR
    www.correndocorridas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir