Páginas

sábado, 25 de janeiro de 2014

INGESTÃO DE GORDURA E OSTEOPOROSE

Olá, amigos !
Vocês sabiam que o consumo de gordura pode provocar a osteoporose ? Olhem só que texto atualizado achei no Site SuaCorrida :
 
"Ingestão de gordura pode agravar osteoporose
Esta é a conclusão de uma pesquisa realizada por uma pesquisadora brasileira
 
Nunca se ouviu falar tanto em osteoporose. Caracterizada pelo comprometimento da massa óssea, a doença, que predispõe o indivíduo à ocorrência de fraturas, tem aparecido cada vez mais no noticiário – e nos consultórios. Mais comum em mulheres, principalmente após a menopausa, faz parte do processo natural de envelhecimento e progride silenciosamente, sem apresentar sintomas.
Em busca de alternativas para a sua prevenção, Karin Sarkis, nutricionista do Fleury Medicina e Saúde, resolveu percorrer o caminho inverso e estudar as mulheres com elevada densidade mineral óssea (DMO), ou seja, o oposto da osteoporose.
Depois de analisar o banco de dados de cerca de 21.500 exames de DMO realizados na área metropolitana de São Paulo, no período de junho de 2005 a outubro de 2010, a presença de DMO elevada foi identificada em 421 exames. No total, 40 mulheres saudáveis com DMO alta foram incluídas no estudo e comparadas a 40 mulheres com DMO normal.
“Os resultados demonstram que os principais fatores de proteção associados à elevada DMO em mulheres saudáveis são massa magra e ingestão de proteína. Por outro lado, a presença de gordura corporal, um pior perfil lipídico e a ingestão de gorduras saturadas na alimentação desempenham um papel negativo e têm potencial efeito deletério sobre a massa óssea”, resume Karin."

3 comentários: