Páginas

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

FRATURA POR ESTRESSE !!!

Oi, amigos, tudo bem ?

Vocês já ouviram falar em fratura por estresse ?  É uma situação bem comum, na atualidade. Vou deixar um texto de autoria de David Homsi, que é especialista em Fisioterapia Esportiva e Músculo-Esquelética. Lá vai :
 
"Fratura por estresse é uma patologia que constitui de 10 a 15% das lesões esportivas,  principalmente as de impacto, como a corrida, salto em distância, por exemplo. Devido ao esporte ser cada dia mais competitivo, inclusive em categorias amadoras, o corpo ultrapassa seu limite fisiológico e o impacto no osso (principalmente na corrida) gera um estresse muscular. Com o músculo fraco, o osso absorve uma quantidade maior de energia, causando assim as fraturas por estresse.
O que é fratura por estresse?
As fraturas por estresse são fissuras microscópicas dos ossos, causadas por uma soma de quantidade de impacto. Esse esforço físico repetitivo aumenta as solicitações ósseas que, quando ultrapassam a resistência normal, ocorre a substituição da deformação elástica pela deformação plástica, isto é, não há retorno à situação anterior e, caso as exigências continuem, instalam-se microfraturas, prevalecendo então a reabsorção óssea. Nesta fase da evolução, tem-se uma alteração fisiológica, a fratura, no entanto sem aparente comprometimento
anatômico (deformidade).
As principais causas e ou fatores que desencadeiam esta patologia são: mudança rápida de treino sem a adaptação do atleta, atletas com hiper pronação, calçado de corrida sem um bom sistema de amortecimento, tipo de piso onde o atleta treina, joelho em valgo excessivo, fatores hormonais também são causas das fraturas por estresse.
Quais ossos são acometidos?
Os ossos dos membros inferiores são os mais acometidos principalmente os ossos do pé, tíbia, fíbula e fêmur, cuja origem é a sobrecarga de forma intensa, mal realizada ou sem o devido intervalo de recuperação.
Quais são os sintomas?

A fratura por estresse tem geralmente uma lista estreita dos sintomas:
- Uma área generalizada de dor no membro acometido
- Enfraquecimento da musculatura da região afetada
- Dor ao pisar, principalmente pela manhã
Os locais mais comuns onde as fraturas por estresse podem aparecer em atletas de
corrida são:
Tíbia - tibialgia ou a famossa “canelíte “
Calcâneo
2º metatarso
Em casos mais raros no fêmur".
 
 

8 comentários:

  1. Oi, amiga!
    Passei pra te desejar um ótimo final de semana!
    Nunca tinha ouvido falar em fratura por estresse, por isso que acho importante treinar com orientação de um professor; o corpo humano é mais sensível do que pensamos, né?

    beijos

    ResponderExcluir
  2. ai que informativo... beijos e bom sabado ivana

    ResponderExcluir
  3. Muito bom! É importante mesmo saber como se exercitar e também a hora de descansar. O corpo é uma maquina, não dá pra ficar sem descanso e manutenção!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. nossa! nao sabia disso!!!
    otima materia!
    bjos

    ResponderExcluir
  5. bem legal este artigo eu nao sabia disso
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi amore, vim agradecer seu comentário no post do vestido azul. Fico feliz q tenha gostado. Caramba, o assunto do post é muito bom, um alerta para quem pratica esportes. Gostei amiga. Uma semana iluminada pra vc. bjks amore. vivi

    ResponderExcluir
  7. Matéria super interessante!! Não sabia dessa

    ResponderExcluir
  8. Tenho um colega qu epassou por esse drama.
    Mas depois se recuperou e está muito bem.

    Abraços Ivana

    ResponderExcluir