Páginas

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

CORRIDA E EVOLUÇÃO ...

 
Oi, amigos !  
 
Existem procedimentos simples que devemosobedecer, a fim de ter alguma evolução nas corridas.  Isto tudo é constante para quem corre, sempre queremos dar uma melhoradinha, não é mesmo ??  Como não sou profissional de educação física, procurei um textinho referente, do Site SuaCorrida. O texto é de autoria de Mariana Gianjoppe, por sinal, de muita qualidade. Vejam :
 
 
 
"Não consigo evoluir na corrida !
 
Treinadores apontam os erros mais comuns que atrapalham a melhora de rendimento em treinos e provas. Veja por que certos hábitos são prejudiciais e como contorná-los
 
Você treina, treina, treina, esforça-se ao máximo, mas o resultado não aparece? De iniciante à maratonista, não há corredor que nunca tenha passado por isso (ou que jamais passará). Quando a evolução na corrida trava, é hora de parar, refletir e descobrir o que está fazendo de errado. A resposta pode estar em diferentes lugares: na planilha, na rua, no prato ou até na cama.
“Para quem não consegue melhorar os tempos, pode estar faltando treinos na pista, como intervalados com distâncias curtas, específicos paga ganho de velocidade”, exemplifica o treinador Felipe Moré, da assessoria gaúcha Even Faster Sports. “Se o objetivo almejado é aumentar a distância, um empecilho é a falta de regularidade em treinos longos, que geralmente são feitos apenas nos finais de semana, ou, por outro lado, a falta de descanso”, acrescenta.
Com a ajuda de Felipe e do técnico Nelson Evêncio, presidente da ATC (Associação de Treinadores de Corrida), elaboramos uma lista com os principais erros que você pode estar cometendo e que comprometem a sua evolução:
- Treinos repetitivos. “O corredor faz todas as segundas o treino A, todas as quartas o B, todas as sextas o C e todos os finais de semana o mesmo longão. Essa falta de variação no tipo de estímulo fere o princípio da sobrecarga e vai contra a lei da adaptação, dificultando o progresso”, explica Moré.
- Falta de controle da intensidade e do volume dos treinos. Um aumento brusco de algum desses fatores sobrecarrega o organismo e favorece o aparecimento de lesões. A evolução deve ser gradual e planejada.
- Falta de planejamento e de um calendário de provas organizado. É preciso estabelecer metas claras e traçar uma periodização de acordo com essas prioridades, evitando desgastes desnecessários e garantindo o melhor rendimento no dia da prova-alvo.
Alimentação e hidratação inadequadas. Para Evêncio, esse é o erro mais comum entre os corredores: “Tem muita gente que treina sem estar devidamente alimentado e não faz a reposição energética necessária após a atividade”. O desempenho fica completamente comprometido, dificulta-se a recuperação dos músculos e ainda há risco de quadros mais graves, como hipoglicemia e desidratação.
- Falta de treinos. É simples, quem não treina, não evolui.
- Excesso de treinos. Moré alerta: “Nosso corpo precisa de descanso – é nessa hora que ganhamos condicionamento físico. É comum ver corredores reclamando que não melhoram mesmo treinando muito todos os dias, mas o que eles não sabem é que é justamente esse o motivo do fracasso. Além disso, treinar em excesso e sem o repouso necessário entre os estímulos pode levar ao overtraining ou a lesões por overuse”.
- Falta de sono. Uma boa noite de sono é essencial para regular os hormônios e recuperar o tecido muscular.
- Pressa em evoluir. “É preciso respeitar as etapas da vida de corredor. Não dá para querer fazer mestrado estando ainda na graduação. É necessário preparar a musculatura e os sistemas energéticos aos poucos, aumentando gradualmente as distâncias e intensidades. Caso contrário, chega uma hora em que o indivíduo ou se machuca ou para de evoluir, pois não passou pelas etapas que deveria”, explica o presidente da ATC.
Acertando os ponteiros
Ambos os técnicos concordam que, para o corredor não parar de evoluir, o princípio básico é respeitar sua individualidade. “Os três pilares essenciais são volume, intensidade e variabilidade dos treinos. Para que isso seja controlado e usado a favor do corredor, a solução é ter uma planilha bem elaborada e individualizada, considerando a condição física do atleta e o planejamento”, afirma Evêncio. “Cada corredor evolui de uma forma e a seu tempo. Um planejamento individualizado é fundamental para a determinação das cargas de treino a serem aplicadas e o tempo necessário à recuperação. E isso tudo depende diretamente da fase do macrocicloo em que o atleta se encontra e do objetivo que quer atingir”, complementa Moré.
 
Para variar
Além de variar os treinos de corrida, uma alternativa para acelerar sua evolução no asfalto é intercalar outras atividades físicas durante a semana. Evêncio recomenda a musculação, porém, com exercícios mais específicos, que utilizem várias articulações ao mesmo tempo, como a do quadril, dos joelhos e do tornozelo.
Moré é categórico: “O reforço muscular previne lesões que poderiam tirar o atleta das provas e treinos e também gera ganhos significativos na velocidade de corrida”. Segundo ele, todas as atividades aeróbicas de baixo impacto, como natação, corrida e deep running, são adequadas para os dias em que não se treina corrida."


7 comentários:

  1. ÓTIMA MATÉRIA PARA QUALQUER CORREDOR!!!
    PARABÉNS IVANA!!
    UM FORTE ABRAÇO
    LUIZ BITTENCOURT

    ResponderExcluir
  2. ÓTIMA MATÉRIA PARA QUALQUER CORREDOR!!!
    PARABÉNS IVANA!!
    UM FORTE ABRAÇO
    LUIZ BITTENCOURT

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante, Ivana! Tô perseverando!!! E feliz por estar conseguindo!!! Bjs e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  4. Excelente mesmo! Isso de variar é bem importante, até porque todos os dias a mesma coisa, o mesmo caminho, o mesmo exercício, a gente acaba enjoando e desistindo.

    ResponderExcluir
  5. Foi muito bom começar.... espero não parar nunca mais... quero correr ao menos 4 dias por semana nas épocas mais turbulentas do meu trabalho e 6 X nos tempos de calma como agora.... cansei de parar de cuidar de mim por ter meuito trbalho , por filho estar doente, mardo operado... mesmo com tudo isso precisamos de um tempo para nós..
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Tô nessa fase amiga.
    Um pouco cabreiro, mas não posso desanimar. Abc

    ResponderExcluir