Páginas

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

COMPRESSA QUENTE OU FRIA

 
 

Oi amigos ! Dia corrido por aqui, deixo um texto bem legal, de autoria de Mariana Gianjoppe, do Site SuaCorrida. Lá vai :

"COMPRESSA QUENTE OU FRIA ?

Especialistas explicam qual o melhor momento para usar cada uma e ficar livre das dores
 
A corrida está entre as atividades mais recomendadas quando o assunto é o cuidado com a saúde. Entretanto, por mais que tome as devidas precauções, quem treina está sempre sujeito a lesões. Por isso, é preciso saber amenizar as dores e os danos musculares, para acelerar a recuperação e evitar que o problema se agrave.
Segundo o fisioterapeuta e professor da Faculdade Inspirar, de Curitiba (PR), Álvaro Wolff, nos traumas agudos com menor gravidade, o resfriamento da região, nas primeiras 72 horas, reduz os sintomas da resposta inflamatória produzida pelo choque. “Agir rapidamente nessas situações diminui as possibilidades de inchaços (edema), dores, vermelhidão, aumento da temperatura local e o ciclo dor-espasmo-dor. Recomendamos um método chamado REGECE para essas situações, que significa RE – repousar a parte lesionada; GE – colocar gelo; C – proporcionar uma leve compressão sobre a região; e E – elevá-la para facilitar a circulação”, orienta.
“Além de diminuir os sinais clássicos de inflamação, o gelo reduz o consumo de oxigênio na área afetada em consequência da desaceleração do metabolismo, o que aumenta a sobrevida das células dos tecidos lesionados”, acrescenta Mauricio Garcia, fisioterapeuta e gestor do Instituto Cohen de Ortopedia, Reabilitação e Medicina do Esporte.
Na fase inicial do tratamento, que pode ser realizado em casa, o tempo de permanência da compressa de gelo varia de acordo com região lesionada. “O resfriamento da região contundida pode ser feito de 10 a 20 minutos a cada hora, porém, existem outros fatores, como o tamanho da articulação e o tecido adiposo presente, que podem aumentar ou diminuir esse tempo”, afirma Wolff.
 
E a compressa quente?
A termoterapia tem um papel completamente diferente. Ela dilata os vasos sanguíneos e relaxa a musculatura, devendo ser usada depois de 72h do choque. “A aplicação do calor faz reduzir a dor e a rigidez articular, mas não é aconselhada quando a lesão ainda está recente, porque pode agravar a inflamação e o edema”, aconselha Tânia Fleig, fisioterapeuta do Núcleo de Conhecimento Técnico da Mercur.
Wolff concorda: “Aquecer a região lesionada é uma opção válida para diminuir hematomas gerados pelos traumas, já que melhora a circulação do sangue no local”. 
É importante ressaltar que, em casos de lesões mais graves, é necessária uma avaliação médica."

4 comentários:

  1. IVANA SEMPRE POSTANDO INFORMAÇÕES DE GRANDES UTILIDADES PARA OS ATLETAS. PARABÉNS POR MAIS ESTE POSTE E PELA PESSOA QUE VOCÊ É. UM EXEMPLO DE SUPERAÇÃO.
    UM FORTE ABRAÇO PARA VOCÊ E TODOS QUE POR AQUI PASSAM
    LUIZ BITTENCOURT

    ResponderExcluir
  2. nem fala viu amiga... meu joelho dói até hoje, e eu não corro há uns dois anos.
    Sem falar no pé torcido, que volta e meia dói também.
    Talvez eu tenha dado bobeira. Sempre ignorei as dores e sequer coloquei compressas.
    Quando finalmente fui ao médico, tarde demais. Tive que parar de correr.
    É preciso se cuidar sempre!
    Excelente dica!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  3. ivana sua querida...
    você poderia começar uma série comece a correr agora mesmo..
    eu iria adorar acompanhar

    ResponderExcluir
  4. Olá Ivana,
    Boa postagem, sempre é bom aprender mais um pouco sobre cuidados no nosso esporte.

    Abraços
    Rodrigo Augusto
    corridaderuams.blogspot.com.br

    ResponderExcluir