Páginas

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

A CORRIDA E SUA PRÁTICA PRAZEIROSAMENTE ...

Oi, amigos !!!Gosto de conversar com pessoas que fazem da prática da corrida, uma atividade prazeirosa. Acho muito saudável fazermos o que gostamos, seja no nosso trabalho, nas nossas rotinas e, assim penso, com a corrida também ... Vou deixar um textinho que achei do Diogo Leite de Barros, que é Educador Físico, especialista em Fisiologia do Exercício pela UNIFESP. Lá vai :
 
"Atualmente somos muito informados sobre os benefícios da prática regular da corrida. A questão a ser discutida é: como tornar esse esporte atrativo a longo prazo?
Para muitos, correr é algo que traz satisfação só pelo fato de promover ganho de saúde e qualidade de vida. Mas, para outros, é necessário estabelecer objetivos bem definidos e metas a serem alcançadas.
Quando propomos um programa de evolução em treinamento, fica clara a necessidade de estabelecer um rumo. Assim, minimizamos as chances de perda de foco. Existem alguns pontos essenciais a se estabelecer nesse momento:

1. Estabeleça metas a curto (até 3 meses), médio(6 a 12 meses) e longo prazo (a partir   de  1 ano)
2. Considere suas restrições pessoais
3. Respeite as etapas de cada fase
 4. Se proponha a alcançar objetivos realistas
5. Se prepare para alterar seus prazos caso seu planejamento sofra alterações
6. Procure um profissional de Educação Física


Primeiros passos para chegar lá
Para atingir o objetivo, a corredora deve antes passar pelas fases iniciais de sua programação de forma equilibrada, sem sobrecargas no aparelho locomotor. A relação coerente entre volume e intensidade dos treinos possibilitará que as fases de seu planejamento sejam ultrapassadas de forma segura.
Imagine seu planejamento sendo representado pela figura de uma pirâmide, sendo que o ponto mais alto é sua principal meta (longo prazo). Quanto maior e mais bem estruturada for a base, maior a altura do ponto a ser alcançado!

Alcancei minha meta. E agora?Outro ponto a ser discutido é o que fazer quando o maior objetivo foi atingido. Neste momento, vale lembrar o ponto de partida deste processo, ou seja, valorizar todo ganho de saúde e satisfação pessoal que a corrida te proporcionou. A partir daí, volte a se programar a longo prazo. Caso tenha perdido interesse em novas distancias, pense em provas em diferentes locações e níveis de dificuldade maiores." 

 
Foto : de preto, à esquerda da tela, amiga Gildiane, ultra !!
 

9 comentários:

  1. Oi Ivana =) brigada sempre pelos comentários e o carinho minha linda, minha CORRERIA tá sempre me deixando meio OFF por isso nem sempre consigo passar em todos os blog amigos =)
    Mas é sempre um prazer vir aqui ler seus posts!
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Adoro suas dicas sobre corrida,pois quero começar em breve ,adoro qdo tem essas corridas de rua ano retrasado cheguei a participar de uma 5 km mas n dei continuidade ,vou voltar pois acho uma delicia ..bjs

    ResponderExcluir
  3. querida... vc sempre falando muito bem sobre essa atividade
    parabens
    amei a foto
    :)

    ResponderExcluir
  4. Ai eu queria tanto reaprender a correr !! Mas ainda não posso esforçar tanto....beijos e ótima semana !

    ResponderExcluir
  5. Ivana , amo corrida, ainda nao tenho pique para uma competição e sim umas corridinhas informais,
    bjus

    ResponderExcluir
  6. eu to gostando de correr, mas ainda não peguei o espirito e resistencia da coisa. mas melhorei meus tempos. Espero logo conseguir correr muito tempo sem intervalos!
    Chegaremos la!

    ResponderExcluir
  7. eu preciso voltar a correr...
    vamos ver como ficam meus horários e bora lá

    ResponderExcluir
  8. Oiii

    Acho lindo!! Correr, mas todas as vezes que comecei aos poucos com planilhas e tal, acabava com meu joelho detonado, então continuo só na caminhada mesmo...

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Amiga linda,gosto de ver tua disposição. Bjk Jaque

    ResponderExcluir