Páginas

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

LOMBALGIA E CORRIDA !!

Oi, amigos, tudo bem com vocês ??
 
 
Quem corre sempre tem uma dorzinha aqui, outra acolá e por aí vai ... Algo muito frequente é a lombalgia entre os corredores ...  Mas existem maneiras da gente prevenir, e é sempre bom ler sobre o assunto. Vou deixar um teto do médico Moisés Cohen, ortopedista e traumatologista, de São Paulo. O texto consta no Portal SuaCorrida, da Revista W Run, a qual tenho assinatura (por isso as citações no meu bloguinho). Lá vai :
 
"Lombalgia e corrida
Saiba por que a dor na coluna lombar é uma das principais queixas entre os corredores e aprenda a prevenir o problema
 
As corridas de rua no Brasil vêm aumentando exponencialmente ano a ano. Até o início desta década, eram menos de 100 provas anuais; atualmente, são mais de 600 corridas por ano. Estima-se que existam no país mais de 4 milhões de corredores, sendo que pelo menos 300 mil disputam corridas de rua.
A corrida é um esporte que não exige habilidade específica, como outras modalidades. Por isso, qualquer um, teoricamente, pode iniciar treinos de corrida ou até mesmo participar de uma prova. Entretanto, é necessário ter boas condições de saúde e um preparo físico adequado para iniciar a corrida – assim como em qualquer outro tipo de atividade física.
A lombalgia (dor na coluna lombar) é uma das principais queixas entre os corredores, uma vez que a corrida é uma atividade física que depende da ação da musculatura do tronco para manter você em uma postura correta durante um longo período de tempo.
A coluna lombar funciona como ponte de transmissão de forças entre os membros inferiores e o tronco, fazendo movimentos básicos de flexão, extensão e rotação. A dor ocorre por um problema mecânico: os músculos não estão suficientemente alongados para permitir uma amplitude total de movimentos do tronco e do quadril. Dessa forma, sofrem mínimas lesões por estiramento durante posturas inadequadas ou movimentos bruscos, resultando em uma resposta de espasmo muscular.
Vários fatores contribuem para o surgimento das lombalgias mecânicas em corredores – como o desequilíbrio das forças entre os grupos musculares flexores e extensores do tronco, cargas repetidas ou excessivas na coluna lombar, vícios de postura durante a corrida, menor flexibilidade nos grupos musculares do tronco e membros inferiores, intervalos curtos de descanso entre treinos, fadiga muscular, aumento do treinamento ou treino em pisos rígidos e/ou com tênis inadequado.
No entanto, é possível prevenir lombalgias. Sessões de alongamento e fortalecimento são imprescindíveis. Os exercícios de alongamento devem ser feitos de forma contínua e progressiva, sem sobressaltos, até o limite da dor. O atleta deve permanecer na posição alongada de 20 a 30 segundos, preferencialmente sentado e trabalhando tanto os músculos dos membros superiores quanto inferiores.
Os exercícios de fortalecimento devem envolver a musculatura paravertebral, pélvica e abdominal (musculatura do core). Esses exercícios são importantíssimos para a proteção da coluna. Além disso, o excesso de peso na região abdominal é outra causa na ocorrência das lombalgias, pois muda o centro de gravidade do corpo, exercendo sobrecarga constante sobre a lombar e facilitando o surgimento de lesões, principalmente nas atividades de impacto como a corrida. Portanto, fique atento. E se as dores forem persistentes, procure um médico."
 
 
* Amanhã vou falar de uma corrida 24hs que teve aqui, em Porto Alegre, neste fim de semana !

**  Sem foto, minha net está uma carroça !
 
 

10 comentários:

  1. são cuidados sempre muito necessários,né Ivana?
    beijos

    ResponderExcluir
  2. vivo cheia de dores, vou tomar mais cuidados

    bjus

    ResponderExcluir
  3. Oi Ivana querida , tudo bem por aqui né.

    Li tudim e aprendi um pouquinho mais, por isso q quando corro um pouco mais na esteira depois fico com dor lombar, só q nem imaginava q fosse por eu correr , por isso é bom se informar né? achava que era de dormir de bruco porq as veses durmo assim hehe.

    Bem minha linda, como disse te admiro por praticar o esporte da corrida, eu só não consigo ainda não tenho tanta folego pra isso quem sabe um dia consiga...

    Um bju amada, boa semana pra vc.

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante, minhas dores são só nas pernas por enquanto. mas isso é do esforço de guentar esse peso todo! hihihi

    Boa semana!

    ResponderExcluir
  5. eu tenho mas depende muito de como faço as corridas e o terreno que pratico...
    beijos gata obrigado por sempre me dar um oi

    ResponderExcluir
  6. Ei Ivana! Eu não costumo sentir essas dores nas costas, mas tbm não me considero uma corredora de verdade! Embora eu esteja correndo todos os dias, eu ritmo ainda é um trote e essa lombalgia deve ser mais comum em corredores mais velozes. Mas de toda forma, vou valorizar mais os alongamentos (as vezes eu pulo essa parte pra ganhar tempo, rs). Beijinhos!!!

    ResponderExcluir
  7. Ufa, eu não tenho lombalgia, talvez a frequência de corrida seja pouca, não sei. Mas procuro prevenir lesões.

    Eitaaaa, que será que deu essa corrida de 24hs? Fiquei curiosa.

    ResponderExcluir
  8. Amigaaaaaaaaaa, saudade de vc. Nas férias lembrei de vc. Fui pra praia e tinha um espação para correr, pena q no dia chovia, rs. Realmente dores nas costas é um inferninho. Em mim deu um pouco, acho q a postura na esteira não estava legal, mas agora estou bem. Saudades. Super bjks e bora continuar nossa vida saudável. Eu estou feliz com os resultados d+. Bjks

    ResponderExcluir
  9. Olá Ivana, hoje eu corri igual a sua internet.
    rsrsrs

    ResponderExcluir
  10. Oiii

    Adoro seus posts, muita informação junta...

    Beijos

    ResponderExcluir