Páginas

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

ESCADA DA AGILIDADE PARA CORREDORES !!

 Oi, amigos.  Deixo um texto de Fernando Rocha (SuaCorrida), a respeito da escadinha da agilidade, vocês conhecem ?? Eu sempre faço ... Lá vai :

ESCADA DA AGILIDADE. A modalidade é indicada para melhorar a mobilidade do corredor e também para quem quer perder alguns quilinhos indesejados. 
"Exercícios para o fortalecimento muscular são fundamentais para que o corredor consiga melhorar o desempenho na corrida. O aprimoramento dos esportistas é uma das grandes metas e, por isso, treinar a coordenação dos membros inferiores também é muito importante. Aliás, essa é a intenção da escada de agilidade, que, como o próprio nome diz, tem como objetivo dar mais mobilidade, melhorar a coordenação motora e fortalecer as pernas.

A variação de movimentos na escada de agilidade é o caracteriza esta atividade. Quando um corredor procura por este exercício, a grande meta é adquirir boa técnica de habilidade e ter um bom rendimento durante a corrida. Algumas pessoas também querem perder peso e está modalidade pode ajudar. “O aluno consegue ter boa saúde, reduzir gradativamente a quantidade de gordura no corpo e melhorar a coordenação motora, além de deixar o corpo pronto para qualquer atividade física”, explica o professor César Ribeiro, Test Trainer da ProAction Sports.
Tornar o corpo mais inteligente e preparado é fundamental. A escada de agilidade é indicada por vários profissionais da educação física para qualquer pessoa, independentemente do condicionamento físico, da idade e objetivo. “O corpo responderá com rapidez e eficiência aos problemas que exigem mudanças de direção ou saltos”, destaca Ribeiro.
De acordo com o professor, um treino construído a partir de quatro séries de 20 repetições, como se tivesse caminhando, o aluno chega a perder de 250 a 300 calorias. O especialista ainda lembra que é preciso de uma avaliação física antes de praticar qualquer atividade física. Procure um profissional!
Para melhora a performance e ter boa técnica durante a corrida, Cesar Ribeiro selecionou três exercícios para o corredor:
  • Exercício 1 – Escada 1 x 1
De frente para a escada, inicie com um passo à frente e alterne as passadas, posicionando apenas um pé em cada quadrado.   A forma como o aluno irá se deslocar lembra um trote.  Indicamos de 3 a 4 séries de 20 repetições, contando sempre a ida e a volta. Tente fazer o mais rápido possível e sem encostar na escada.
  • Exercício 2 – Deslocamento de escada unipodal     O objetivo é aprimorar a agilidade linear e coordenação dos membros inferiores.  Enfatizando a propriocepção, o equilíbrio e a agilidade em base unipodal.
    De frente para a escada, apoiado em base unipodal (apenas uma perna), inicie as passadas à frente, passando por todos os quadrados.  Indicamos de 3 a 4 séries de 20 repetições, contando sempre a ida e a volta.

    • Exercício 3 – Deslocamento em zigue-zague
    O objetivo é aprimorar agilidade lateral e linear, bem como a coordenação dos membros inferiores.
    De lado para a escada, inicie as passadas laterais, entrando e saindo da escada em movimentos de zigue-zague. O treinador indica de três a quatro séries de 20 repetições, contando sempre a ida e a volta.
    DICA EXTRA

    Nas quatro primeiras semanas, é legal que o aluno faça o treino de duas a três vezes na semana, intercalando sempre com um dia de folga. Depois do período de adaptação, é possível fazer o treino como um trabalho aeróbico."

3 comentários:

  1. Ivana Querida,
    Sempre incluo o Escada 1 x 1 nos dias de treino específico para corrida. Dá uma boa aquecida no pré-treino.
    beijão
    Helena
    Blog Correndo de bem com a vida
    Twitter @Correndodebem

    ResponderExcluir
  2. VALEU IVANA !!!
    ÓTIMAS DICAS!!!
    FORTALECER OS MEMBROS INFERIORES É TUDO DE BOM!!!
    UM FORTE ABRAÇO
    LUIZ BITTENCOURT

    ResponderExcluir