Páginas

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

CORRIDA E DORMIR BEM ...

 
Oi, amigos, tudo bem ?
 
 
Hoje deixo um textinho do Olavo Guerra, do Site SuaCorrida, a respeito do ato de dormir de maneira suficiente.  É bem básico, mas vale a pena ler e conferir. Lá vai :
 
''Sono em dia para manter o rendimento

Dormir bem é fundamental para corredores amadores estarem bem tanto na hora dos treinos quanto para encarar a rotina do cotidiano
 
Os benefícios da corrida para a saúde de uma pessoa são inúmeros. Um dos menos citados é a melhora na qualidade do sono. “A atividade ajuda no desenvolvimento das funções básicas. Isto é, estimula a redução da pressão arterial, frequência cardíaca e síntese de gordura”, afirma Mozart Pucci, fisioterapeuta especialista em sono da Physical Care. Com isso, as noites acabam sendo melhor aproveitadas para o descanso.
Entretanto, invariavelmente, algum distúrbio do sono – qualquer dificuldade relacionada ao ato de dormir, incluindo a dificuldade de adormecer do de se manter dormindo – pode atrapalhar o atleta. Cansaço, irritabilidade e queda de rendimento são alguns sintomas sentidos. Vale lembrar que, além dos treinos, os corredores amadores precisam trabalhar e/ou estudar. Logo, o sono precisa estar em dia para não haja prejuízo nem no deveres nem na hora de se exercitar.
Caso você esteja sentido algum dos sintomas acima, o ideal é procurar por uma polissonografia. “Nesse exame, é possível avaliar o padrão do sono por meio de sensores posicionados pela superfície do corpo”, comenta Pucci. Entretanto, algumas dicas passadas pelo especialista podem, desde já, ajudar
  • Mantenha a temperatura do quarto agradável;
  • Evite carne vermelha, frituras e alimentos gordurosos antes de dormir. Opte por uma refeição mais leve;
  • Procure deitar-se sempre no mesmo horário;
  • Ao deitar, evite ficar no celular, tablete, notebook ou qualquer aparelho que possua emissão de radiações.
  • A apneia obstrutiva do sono é um dos distúrbios mais comuns. “Ela obstrui as vias aéreas, impedindo o ar de chegar aos pulmões, interrompendo o sono inúmeras vezes durante a noite”, explica o médico. Como a apneia não tem cura, seu controle pode ser feito por meio de um aparelho chamado CPAP – uma máscara conectada ao nariz mantém o fluxo de ar o tempo todo.
    Pucci exalta que uma boa noite de sono é muito mais importante do que parece. “Dormir mal, em um tempo curto, acarreta em problemas como a sonolência, irritabilidade, cansaço e a diminuição da capacidade de memória”, diz. “A longo prazo, o quadro pode se agravar, gerando alterações cardiovasculares, hipertensão e fadiga crônica de depressão.” De acordo com o especialista, um tempo ideal de sono para um adulto é de seis a oito horas por dia."
    Let's Run, novembro/2014.
    

    5 comentários:

    1. Oii flor! :D
      Menina queria taaanto correr, sério, já pensei muito nisso mas tenho a resistência péssima e não consigo! Poooxa eu acho o máximo mas pena que não é pra mim =/
      Beeijos flor, tudo que o texto disse é verdade, exercicios melhoram nosso rendimento em tudo mesmo :)

      http://missaobiquini.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    2. Vou tirar o meu celular do lado na cama já.

      ResponderExcluir
    3. acho que qualquer exercício é excelente para dormir bem...
      beijos e lindo dia

      ResponderExcluir
    4. Obrigado por mais esse belo e importante texto Ivana.
      Com a corrida durmo muito melhor abc

      ResponderExcluir
    5. Há muitos anos convivo com a insônia, durmo no máximo 5 horas. Já tentei de tudo e mais alguma coisa pra dormir (só não tentei calmantes) no mínimo 6 horas direto. Um dia ainda conseguirei.
      Beijão.

      ResponderExcluir