Páginas

quinta-feira, 10 de julho de 2014

DESMAIO DURANTE A CORRIDA !!

Oi, amigos, tudo bem ??

Em algumas corridas, já presenciei algumas cenas bem tristes. Gente passando mal durante o percurso. Numa corrida, até um falecimento houve ... lamentável.  Desmaios podem acontecer em corredores. Você sabe o que fazer numa situação desta ?  Vou deixar um texto do Olavo Guerra, que fala a propósito do assunto, no site Sua Corrida. Lá vai :
"Desmaio durante a corrida: o que fazer?
 
Médica explica os motivos, sintomas e o que fazer para evitar. Além disso, ensina os primeiros-socorros caso você se depare com essa situação

 
Não é um dos problemas mais comuns entre os corredores, porém, quando o desmaio – ou síncope – ocorre, é preocupante. As causas são as mais variadas. “Pressão baixa, jejum prolongado, prática esportiva por muito tempo, desconfortos térmico, entre outros fatores podem fazer com que um atleta desmaie”, afirma Karina Oliani, presidente da Associação de Medicina de Áreas Remotas e Esportes de Aventura (Abmar).
De acordo com a médica, é possível identificar alguns sinais antes de sofrer a síncope. “Geralmente, a pessoa já está se sentindo mal, com a vista escurecendo e suando mais do que o normal. Além disso, a respiração fica mais superficial e o rosto pálido.” Aos poucos, a consciência é perdida e, logo, a pessoa desmaia. Por isso, se você estiver praticando qualquer atividade física e sentir algum desses sintomas, pare imediatamente e procure ajuda.
É importante que um médico seja consultado o mais rápido possível para identificar a causa do problema, porém, caso se depare com um caso dessa natureza, Karina dá algumas dicas sobre o que fazer:
  • Afaste a vítima de local que proporcione perigo (escadas, janelas etc);
  • Deite-a de barriga para cima (decúbito dorsal) e eleve as pernas acima do tórax (com a cabeça mais baixa em relação ao restante do corpo);
  • Lateralize a cabeça para facilitar a respiração;
  • Afrouxe as roupas;
  • Mantenha o ambiente arejado;
  • Após recobrar a consciência, deixe a pessoa por, pelo menos, 10 minutos sentada, antes de ficar em pé, pois isso pode favorecer um novo desmaio;
  • Transporte a vítima para atendimento médico.
Ela também ressalta o que deve ser evitado. “Jogar água fria no rosto, colocar álcool em um pano e aproximá-lo do nariz para que a pessoa inale ou sacudir a vítimas são práticas que não devem ser feitas”, garante."
 
 
Domingo passado, em Campo Bom,
 
bem feliz com meu 'terceirinho'  lugar.
 


2 comentários:

  1. Nossa, li e fiquei preocupada. Muita gente exagera mesmo e não se cuida antes da prática esportiva. Eu mesma tomo muito cuidado para não ter isso. Como antes e depois do treino, não espero e me hidrato muito, arejo tudo, uso roupas leves e confortáveis, tudo direitinho. Gostoso é qndo o esporte te trás benefícios e não danos. Bjks amiga.

    ResponderExcluir
  2. Sabe sempre tive vontade de correr mas nunca tive coragem de iniciar acho difícil mas fico feliz em ver histórias de pessoas que conseguiram perder peso com a ajuda da corrida ...

    ResponderExcluir