Páginas

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

COMO PREVENIR DORES NAS COSTAS !!

Oi, amigos, tudo bem ??
 
Alguém aí já teve problema com dor nas costas ??? Então, vou deixar um texto da amiga Chris Biltoveni. O textinho está no Site SuaCorrida. Lá vai :
 
"COMO PREVENIR DORES NAS COSTAS.
 
Carregar as compras do mercado, passar grande parte do dia na frente do computador, lavar louça e até levar o lixo para fora de casa são atividades do dia a dia simples, mas que podem trazer riscos à saúde se realizadas com uma postura incorreta – colocando, inclusive, a coluna vertebral em risco.
É exatamente para garantir o bem-estar durante o desenvolvimento dessas atividades que existe a ergonomia. Segundo a coordenadora do MBA em Gestão da Ergonomia da Faculdade Inspirar, Cynthia Zilli, ergonomia é a combinação de conforto, produtividade e segurança. “É isso que pode ajudar você a reduzir as sobrecargas físicas e até cognitivas do trabalho”,
Mulheres que exercem dupla jornada, realizando as atividades profissionais durante o dia e as domésticas nas horas vagas, são as principais vítimas dessa sobrecarga que pode atingir a coluna. Mas, de acordo com Cynthia, é possível realizar ambos os trabalhos de maneira saudável. “Se as atividades forem bem distribuídas, por períodos curtos, com o correto posicionamento do corpo e o descanso subsequente, as dores e desconfortos podem ser reduzidos ou até neutralizados”, afirma a fisioterapeuta.
Cynthia reforça que o mais importante é escutar o seu corpo. “Faça alongamentos e pratique atividades físicas, pois o trabalho de casa ou em frente ao computador, diferentemente do que todos acham, necessita de boa postura e pausas compensatórias”, revela. Sendo assim, ela ressalta que o ideal é a divisão do dia em três etapas: oito horas de trabalho, oito horas destinadas ao descanso e lazer e as últimas oito horas de sono.
Abaixo, a fisioterapeuta dá 7 dicas de ergonomia para o seu dia a dia, a fim de prevenir as temidas dores nas costas:
Divida as atividades domésticas entre os dias da semana, não tente fazer tudo em um mesmo dia.
Faça exercícios de alongamento com frequência – em casa e no ambiente de trabalho.
A altura da atividade em uma bancada em pé (pia ou tanque, por exemplo) não deve ultrapassar a linha do umbigo.
Procure acomodar os pés sob a bancada, aproximando o corpo da atividade que está fazendo.
Ao carregar cargas, divida-as entre o lado direito e esquerdo do corpo ou carregue-as próximas da barriga.
Abaixe usando os joelhos e não somente curvando a coluna.
Quando fizer esforço por longos períodos, lembre-se de realizar pausas e atividades compensatórias, como alongamentos."
 

3 comentários: