Páginas

terça-feira, 5 de novembro de 2013

CORRER NA TERRA BATIDA

Oi, amigos, dia corrido por aqui, deixo um texto do Site SuaCorrida, a respeito de correr na 'terra batida". Muito legal este texto :
 
 
"As vantagens da terra batida
Varie o terreno da sua corrida para diminuir o impacto nas articulações e ganhar agilidade
 
 

 
Variar os estímulos é uma preocupação da maioria dos técnicos e corredores, pois ajuda a quebrar a monotonia, manter a motivação e gera adaptações positivas à performance. Alternar treinos de velocidade, progressivos, longões e educativos já é uma constante de quem segue à risca as indicações da planilha. Mas por que não mudar também de terreno?
Para quem não é adepto da esteira, por exemplo, correr sempre no asfalto ou no concreto acaba sobrecarregando as articulações, o que pode evoluir para futuras lesões. Para sair da rotina e aliviar essa sobrecarga, uma boa alternativa é apostar nas estradas e trilhas de terra batida. É difícil encontrar trechos assim nas grandes cidades, reservados à parques e áreas mais afastadas, mas vale a pena aproveitar os fins de semana, deslocar-se um pouco mais, para aproveitar os benefícios desse tipo de terreno.

“A corrida na terra causa menos impacto nas articulações e, portanto, é menos lesiva. Por outro lado, exige mais força nos membros inferiores e trabalha mais os músculos estabilizadores em função do terreno acidentado”, afirma o fisiologista e preparador físico Flávio Mendes. “A terra batida oferece um ótimo amortecimento sem segurar tanto a passada. A única restrição é para os atletas que já tiveram algum tipo de lesão no tornozelo, que devem evitar terrenos irregulares para prevenir novas lesões”, finaliza Mendes.
Outro fato relevante sobre a corrida na terra é seu gasto calórico. Segundo o American College of Sports Medicine (ACSM), a corrida em terra gasta em média 100 kcal a mais por hora de treino do que a corrida no asfalto. Que tal experimentar ? "

6 comentários:

  1. Não corro, mas para caminhar também gosto de variar, passar por todos os tipos de calçadas, pistas, parques, etc. A terra deve tornar a corrida ainda mais legal, já que é contato direto com a natureza.

    ResponderExcluir
  2. e hoje é seu aniver... parabéns Ivana querida, seja muito feliz sempre, vc merece
    beijosss

    ResponderExcluir
  3. Boa orientação. Adriana.

    ResponderExcluir
  4. Isso é para mim, hehe! Eu sou muito metódica nesse aspecto. Quanto gosto de um caminho, não mudo.

    ResponderExcluir
  5. Oiii

    Saudades de vir aqui, minha net anda tão ruim, raramente consigo abrir os blogs pra comentar.
    Vc arrasou nas fotos do face heim... ta muito DIva gata!!

    Beijos

    http://fofinhachega.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. legal! nao sabia q tinha diferença assim!
    bjos

    ResponderExcluir