Páginas

quinta-feira, 6 de junho de 2013

OS SEIS ERROS MAIS COMUNS NA HORA DA CORRIDA.

Oii, amigos, tudo ok com vocês ??
 
 
Dia corrido hoje por aqui, aliás, a semana toda ... Vou deixar um texto da Revista W Run, a propósito de corrida, sempre é bom para esclarecer aos iniciantes ... A autoria é da queridíssima Patrícia Orlando. Lá vai :
 
"OS SEIS ERROS MAIS COMUNS NA HORA DA CORRIDA.
 
É sempre assim: começam os treinos e logo vêm algumas dúvidas sobre intensidade, tênis, ritmo... Mas, quando elas tornam-se constantes, podem atrapalhar a sua evolução nas pistas e levar a lesões.
Para isso não acontecer, o professor Ricardo Sartorato, da assessoria esportiva Equipe Filhos do Vento, no Rio de Janeiro, separou os seis principais erros das corredoras.
 
Correr com tênis não-específico para a sua pisada
Caso você tenha uma pisada neutra e usa um tênis para pisada pronada, cuidado. Em curto prazo, você não irá sentir nada. Porém, ao longo dos treinos, podem ocorrer desconfortos e até levar a graves problemas nas articulações dos joelhos, principalmente.
 
Usar tênis novos em dia de prova
Tudo bem que você quer estrear seus novos tênis, mas você pode correr um risco (de bolhas e torções, por exemplo) desnecessário. É muito importante fazer alguns treinos com o tênis antes da prova – isso é importante para amaciá-lo e “moldá-lo” ao seu pé.
 
Fazer uma prova muito além do ritmo em que está acostumada
Caso você esteja treinando a um tempo e já tem um ritmo determinado, correr muito além do de sempre pode aumentar o risco de lesões, pelo aumento do impacto do corpo contra o solo.
 
Ir direto com o calcanhar na passada
Na verdade, isso é feito de forma inconsciente. Porém, caso você encoste primeiro o calcanhar, há uma desvantagem: os ossos dessa região, que recebem a maior parte da carga do peso do corpo, não possuem uma alta capacidade de absorver esse impacto.  Além disso, esse choque é transmitido do calcanhar para a perna e, quando chega ao joelho, faz a região absorver a outra parte do impacto. Isso, com o tempo, pode levar ao chamado joelho de corredor.
 
 “Largar” o corpo na descida
Fazer isso é uma forma (inconsciente) de consumir menos energia na descida. Quando se consome menos energia a sensação de conforto é maior e normalmente você começa a se deslocar mais rapidamente. Porém o que faz você sentir essa maior facilidade é que o seu corpo está projetado excessivamente para frente. Isso eleva o impacto a cada pisada, podendo ocasionar dores nos joelhos, por exemplo. O ideal é ter muita atenção quando o treino conter esse declive.
 
Iniciar uma prova com o máximo esforço
Correr na máxima intensidade logo na largada sobrecarrega os sistemas de produção de energia das células musculares precocemente – prejudicando o seu desempenho na prova. Há o acúmulo de substâncias tóxicas, pela alta produção energética, que impossibilitam você a correr mais forte e só são eliminadas com o corpo em repouso."

5 comentários:

  1. Ivana Querida, eu ainda acrescentaria comer algo novo antes de uma prova. O corredor não deve fugir daquilo que ele já fez em treinos. Tem gente que deixa pra experimentar no dia e pode custar caro.
    beijinhos e bons km's!
    Helena
    correndodebemcomavida.blogspot.com
    @Correndodebem

    ResponderExcluir
  2. Amiga, juro que tentei correr, mas não consigo! Na verdade, consigo correr...não consigo é ter persistência para treinar! Queria muito voltar a fazer exercícios, sinto muita falta,embora passe o dia inteiro caminhando.
    Acho que tenho que dar mais uma chance para a corrida, afinal, é o esporte mais democrático que existe, né?
    Beijoooosss

    ResponderExcluir
  3. nao tenho o mesmo folego q antes pra corrida


    bjus

    ResponderExcluir
  4. ei!
    adorei as ficas aqui e tb obrigada pelos conselhos!!!!
    bjos e otimo fds!!!!

    ResponderExcluir
  5. Olá Ivana, tudo beleza?
    Estou em débito com você, faz tempo que não comento por aqui. Hoje vim dar uma atualizada e vi que seu blog esta cheio de ótimas dicas. Parabéns!!!

    E aí, esta gostando do novo tênis? Fiquei curioso =)

    Sobre sua participação na prova cross, queria te dar os parabéns. Você mandou muito bem. Eu adoro esse tipo de prova.

    Obrigadão por sempre está lá no meu espaço, e desculpe os sumiços. No corre corre, tem sido difícil comentar nos blogs dos amigos.

    Abraços,

    Danilo Confessor
    Blog Confissões de um Confessor

    ResponderExcluir