Páginas

quarta-feira, 24 de abril de 2013

COMO EVITAR A FADIGA MUSCULAR

Oi, amigos !!
 
Hoje quero deixar um texto que li na Revista W Run, a respeito da fadiga muscular. Para quem treina diariamente, esta situação é bem comum acontecer, se a pessoa não tem um limite nas suas atividades físicas. É essencial que saibamos a capacidade real de nosso corpo, a fim de evitar transtornos. Lá vai :
 
 
"Como Evitar a Fadiga Muscular
 
Uma dor aqui, outra acolá... Elas podem ser normais após um treino forte. Porém, quando isso se torna algo incessante, é sinal que é hora de modificar algum hábito. Se não der a devida importância à prevenção da fadiga muscular, ela irá ser uma pedra no caminho no seu treinamento.
 
O problema é causado por diversos fatores – e o exagero nas atividades físicas é o principal deles. “Com um esforço maior do que a musculatura agüenta, há uma tensão muscular excessiva, que depois acaba causando fortes dores”, explica a fisioterapeuta Tânia Fleig, do Núcleo de Conhecimento Técnico da Mercur. Isto é, você precisa reconhecer os seus limites para continuar praticando o exercício de forma saudável. “Além disso, muitas mulheres não fazem o repouso correto entre os treinos. Emendam uma sessão na outra, sem dias para descanso”, alerta. Segundo a fisioterapeuta, esse pode ser um agravante para o aparecimento da fadiga muscular, pois não deixa o corpo se recuperar.
 
Outro conselho da fisioterapeuta é a realização do alongamento após o treino. “Ele diminui a tensão muscular e articular – fazendo o caminho inverso da atividade física.” Uma técnica (que não é nada dolorosa) também pode ser utilizada: a da massagem com bolinhas de borracha. “Com movimentos circulares e leve pressão, os músculos relaxam e a circulação do corpo melhora”, aponta Tânia.
 
Além disso, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o incômodo pode ser mais presente se você tiver uma vida sedentária e uma alimentação desequilibrada. Assim, seguir um estilo de vida saudável e tomando todos esses devidos cuidados, a fadiga irá passar longe do seu dia a dia."

7 comentários:

  1. já tive muita fadiga muscular, mas aprendi a me alongar kk

    ResponderExcluir
  2. Vana, como sempre você traz muitos textos bacanas (principalmente para quem está indo pelo caminho das corridas, como eu).

    Beijão e obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Eu comecei a me recuperar melhor caprichando nos alongamentos!

    E o Yoga tem ajudado muuuito! :)

    ResponderExcluir
  4. Acho que não tem coisa pior que fadiga. Dor, incomodo... ai ai... mas nada que uma boa massagem e hábitos saudáveis não resolva!

    ResponderExcluir
  5. Agora ja estou me acostumando que sempre que mudo de exercicios, meu corpo sofre com o impacto...rs

    Adorei as dicas

    ResponderExcluir
  6. Bem bom saber. Eu não tenho dores, procuro fazer alongamentos antes e depois e ter descanso. Má alimentação também atrapalha muito, comprovo, haha!

    ResponderExcluir
  7. Eu também,sempre alongo,amiga. bjk vanessa.

    ResponderExcluir