Páginas

quarta-feira, 27 de março de 2013

DÚVIDAS FREQÜENTES NAS ATIVIDADES FÍSICAS

Oi, amigos, tudo bem ? Vejam que legal este texto constante na Revista W Run, a propósito de corrida. A autoria é de Márcio Atalla :
"Quando se começa a praticar uma atividade física, é normal surgirem dúvidas em relação à pratica dos exercícios. Porém, a presença delas pode tornar o esporte algo misterioso, dando a entender que é para poucos.
Para deixar essa crença cair por terra, a W Run separou algumas das perguntas mais frequentes para o embaixador da marca de relógios Timex, o educador físico Márcio Atalla, desvendá-las.
Confira!
Depois de quanto tempo de exercício que o corpo começa a queimar gordura? É mito que é só depois de 30 minutos?
Sim, é mito. Isso depende muito do condicionamento físico de cada pessoa. Com 90 segundos de atividade aeróbia, a gordura já é 50% do nosso combustível. Mas é verdade que quanto mais tempo se faz atividade física aeróbica de intensidade média, mais a gordura é metabolizada. Porém, atividades físicas mais intensas e com duração de aproximadamente 20 minutos, tem uma queima calórica pós-treino muito maior.
O que é melhor: treinar de noite ou de manhã? 
Isso vai da disponibilidade de tempo de cada um, da disposição física pessoal. Não faz diferença quanto ao gasto calórico. Deve-se apenas ter cuidado com atividades intensas perto da hora de dormir, que podem atrapalhar o sono. 
Para quem quer ganhar massa muscular, mas corre 10 km ou mais, o que fazer?
O excesso de treino aeróbico promove uma perda massa muscular, mas é possível recuperar ou manter com atividades de resistência muscular localizada. O professor deve estar atento ao montar o programa de treino de seu aluno, para equilibrar todas as atividades. 
Pode treinar musculação e uma atividade aeróbia no mesmo dia?
Sim, desde que seja bem orientado pelo professor. 
Por que é comum sentir dores dias depois do treino? Como se evita?
Não é comum. Eventualmente sentir uma pequena dor é normal por conta das micro lesões que acontecem em decorrência do trabalho físico. Não deve ser comum sentir dores constantemente, após os treinos. Sentimos dores quando o treino é bem diferente ao que se está habituado, ou quando é extremamente intenso. 
Quando eu sei que devo começar a tomar suplemento alimentar?
Não existe isso. Se não se trata de atletas de ponta, de alto rendimento, uma boa alimentação já traz todos os nutrientes necessários. Mas se a pessoa tem vontade de usar suplementos alimentares, deve marcar uma consulta com nutricionista e nunca fazer por conta própria. "

9 comentários:

  1. Sempre ouvi isso dos 30 min, mas eu sei que o que mais queima é meus iniciais na esteira... Acho que o organismo tá sempre queimando... só precisa de frequência! Adorei a materia!

    ResponderExcluir
  2. tenho que confessar que gosto mais de corrida do que musculação.... e agora tenho que tomar cuidado pra nao perder muita massa ,,,,bjus

    ResponderExcluir
  3. Também achava que queimava-se calorias após este tempinho, apesar de sentir que começamos a nos aquecer e o metabolismo acelera, bem exclarecido esta reportagem, muito boa amiga. BJs

    ResponderExcluir
  4. Olá minha amiga !!

    Ótimo post, muito esclarecedor, creio que muitas pessoas tem essas duvidas, eu mesmo era um rsrsr

    Forte ABraço

    Léo

    www.pisandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Ivana, sua linda... =) OBRIGADA sempre pelo teu carinho e suas visitas, seus comentários. É GRATIFICANTE! Saber que as amigas leem, gostam e comentam, né?! =)
    Por isso sempre volto pra retribuir o carinho! Seu cantinho é uma graça! Adoro! =) AMEI O QUADRO DE MEDALHAS!!!!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Querida!
    Sou a maior fã do Márcio Atalla. Escuto ele todos os dias cedinho na rádio cbn diário. O artigo é ótimo.
    beijos, Sua Linda.

    Bons km's!!

    Helena
    correndodebemcomavida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Ótimas dicas. Gosto das opiniões do Atalla. Valeu pelo post Ivana.

    Abraços,

    Danilo Confessor
    Blog Confissões de um Confessor

    ResponderExcluir