Páginas

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

A CORRIDA E O DOPING !!!

Olá, amigos. Hoje vou deixar pra vocês, um texto muito bom do médico Dario Garcia, que também é corredor !!  O texto fala sobre o doping, que está sendo muito comum, inclusive com o pessoal que não é profissional.  Sabemos de muitas pessoas que fazem uso destas substâncias, infelizmente ... Vale a pena ler e refletir !!  

                                  O CAMINHO MAIS CURTO COBRA SEU PREÇO
O médico e corredor Dario Garcia, de Marília-SP, diz que o doping na corrida reflete também o que vem acontecendo na vida, de um modo geral. "Pessoas buscando o caminho mais rápido, aquele em que se emprega, aparentemente, o mínimo esforço e onde os resultados são, sempre, a glória. Tenho descoberto que muitos dos corredores amadores, em que via exemplos a serem seguidos no esporte, estão fazendo uso de substâncias, lícitas ou ilícitas, para melhorar seus desempenhos. Como sou apaixonado pela corrida e defensor do fair play, sempre que fico sabendo que pessoas que eu admirava correm ‘dopados', choco-me e envergonho-me."
De acordo com Dario, obter resultados por conta do uso de substâncias proibidas é jogar sujo. "Nós corredores amadores, que visamos performance, sabemos o quanto é duro alcançar os resultados que almejamos. São meses de treinamento, abdicações, sofrimento, dieta rigorosa, horas de sono perdidas, investimentos físico, psíquico e financeiro, tudo para que consigamos evoluir no esporte. Quem não está disposto a pagar essa conta não alcançará os resultados. Entretanto, sempre há um ‘atalho' que muitos buscam e o doping é a saída rápida e fácil para os que não querem construir sua evolução no esporte."
"Como médico, fico ainda mais estarrecido porque vejo pessoas saudáveis fazendo uso de substâncias desenvolvidas para tratamento de doenças graves, que guardam efeitos adversos que podem levar seus usuários à morte. Tenho conhecimento dos efeitos de muitas substâncias, consideradas doping ou não, e, no meio amador, algumas delas têm figurado com bastante frequência de forma indevida."
Entre as drogas que ouve relatos de uso por amadores, está a Eritropoietina (EPO), um hormônio glicoprotéico de origem renal, que estimula determinadas linhagens de "células-mãe" da medula óssea para que se diferenciem em hemácias. "Atualmente está disponível em quantidades ilimitadas, pois pode ser obtida por engenharia genética. Em 1987, descobriu-se a utilidade clínica de EPO na correção da anemia na insuficiência renal crônica. Utilizada por pessoas saudáveis, ela promove o aumento do número de hemácias no sangue, gerando maior capacidade de transporte de oxigênio. Isso significa, segundo alguns estudos, aumento de até 30% na performance", diz Dario. "Entretanto, os riscos do uso indevido podem cobrar um preço caro de quem o comete. Por aumentar a viscosidade do sangue, já que aumenta o hematócrito (porcentagem de hemácias em 100ml de sangue), aumenta os riscos de eventos tromboembólicos, como trombose venosa profunda e embolia pulmonar, e de morte súbita."
Outra substância usada é o Stanozolol, mais conhecido por um de seus nomes comerciais, Winstrol. É um esteroide anabolizante derivado da testosterona. "Muito conhecido por ter sido usada pelo canadense Ben Johnson, em 1988, na Olímpiada de Seul, em que foi medalha de ouro nos 100 m rasos (cassada depois). É um hormônio com forte efeito anabólico, promovendo o aumento de massa muscular. Por não acarretar retenção hídrica, como muitos derivados da testosterona o fazem, é utilizado no meio esportivo pela falsa ideia de que reduz o percentual de gordura", explica Dario. "De fato, ele promove o ganho de massa muscular, aumentando a capacidade esportiva de quem o usa. Mas sua administração está relacionada a danos hepáticos, renais e cardíacos irreversíveis, muitas vezes fulminantes. Sem falar na redução da produção endógena de testosterona, acarretando atrofia testicular."
Ainda fora do grupo das substâncias cujo uso é considerado doping, de acordo com Dario, a Acebrofilina tem ganhado destaque e sendo usada por muitos corredores amadores, como se fosse um "suplemento". "É um fármaco utilizado por pacientes que possuem doenças respiratórias, agudas ou crônicas, caracterizadas por broncoespasmo e hipersecreção de muco, como asma, bronquite, enfisema pulmonar etc. Ela age promovendo broncodilatação, aumento da capacidade de expectoração e fluidificação do muco produzido pelo trato respiratório. Em pessoas sadias, com o intuito de melhorar a performance esportiva, ela permite um aumento da capacidade pulmonar, ou seja, do volume de ar inspirado. Além disso, permite que a musculatura respiratória trabalhe menos, evitando sua exaustão. Os riscos do uso indevido são náuseas, vômito, diarreia, tremores, taquicardia e reações alérgicas."
Assim, diante desse grave contexto, Dario questiona como corredor e médico qual seria o objetivo das pessoas que fazem uso dessas substâncias. "Será que põem na balança os riscos a que expõem suas vidas e esses objetivos? Cedo ou tarde, os abusos cometidos vão lhes dar a conta a ser paga e verão que mais barato, bem mais barato, seria ter feito o caminho mais longo."
 
 
AINDA DE MOLHO, PERNA PRA CIMA, ANTI INFLAMATÓRIO E GELO ...
 
Foto : W Run, no domingo passado.
 
 

5 comentários:

  1. oi minha linda... lendo seu post fiquei pensando... eu tomo um remedio que chama capsiplex, para estimular... sera que isso me fara mal..
    no comeco me sentia mal, agora nao sinto nada, a nao ser muita disposicao, mas quando acaba o efeito, me da o maior sono...

    espero que esteja melhor.. Descanse bem o joelho pra voce voltar logo com suas atividades.

    bjo

    ResponderExcluir
  2. Oiiiii

    Muito bom post !

    Obrigado pela visita !!!!!

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. ---------\\\\|/---------
    --------(@@)-------
    --ooO--(_)--Ooo--
    Ivana boa tarde muito bom o texto do Dr. Dario, infelizmente tem muitos corredores se dopando, para mim essas pessoas que fazem isso são uma cambada de burro, hj eles estão se beneficiando e trapaceando, mas pode apostar que no futuro eles vão pagar um preço muito alto e um deles é algum câncer em seus organismos agora para que isso ter glórias e mais glórias que mais tarde não vão poder usufluir disso tudo...pura burrice...
    Eita tá lesionada amiga, lhe estimo melhoras!!!

    Um abraço,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
  4. Muito bom e informativo o post, lhe estimo melhoras linda quero te ver logo nas pistas de novo, tudo de bom pra ti guerreira :)

    ResponderExcluir
  5. Passando para dizer que estou seguindo vc, e adorei ver o tanto que vc eliminou ... parabéns ...

    Espero sua visita no meu blog... abraços

    http://silencioavassalador.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir