Páginas

terça-feira, 21 de agosto de 2012

MUSCULAÇÃO E CORRIDA ...

 Oii, pessoal amigo.

Hoje vou deixar parte de um texto publicado, de autoria de Luiz Carlos de Moraes, que escrevena revista Contra-Relógio. É bem esclarecedor quanto à musculação para corredores.
Boa leitura !

"Uma pesquisa recente concluiu que a musculação com movimentos rápidos é capaz não só de melhorar a explosão esportiva dos jovens, como devolver essa capacidade entre os idosos, e a explicação é simples. A musculação com movimentos rápidos visa estimular justamente as fibras de contração rápida, que são também responsáveis não só pela explosão, como pela hipertrofia, desde que seja precedido por um treinamento de base. Ou seja, em um bom programa de musculação continua valendo em primeiro lugar montar uma boa base muscular com treinamento voltado ao volume e resistência, para depois passar aos treinamentos específicos e esse com movimentos explosivos é apenas mais um. Para isso os professores dispõem de uma ferramenta importante, que são os métodos e a periodização.

Todo corredor já ouviu falar de potência muscular. Por definição é a velocidade que se desempenha uma tarefa muscular e depende de um potencial mínimo de força física. Traduzindo para nossa realidade, é aquele aumento da velocidade que damos perto da linha de chegada, seja para melhorar o tempo ou chegar à frente de alguém. No meio da prova de vez em quando também fazemos isso, geralmente num trecho mais prazeroso e/ou mais fácil. Entretanto, a maior aplicação disso é nos treinamentos intervalados na corrida. Quem tem boa base muscular sofre menos.

Contudo, quando decidimos, junto com o professor, optar por treinamentos rápidos na musculação, a carga deve ser mais leve, a fim de preservar as articulações. Tudo que o corredor quer é não perder a capacidade de correr mais rápido e isso exige um mínimo de força e explosão traduzida em potência.
AS REPETIÇÕES. Sou partidário de no máximo 15 repetições em cada série, por três motivos: primeiro porque sei que o corredor de modo geral não gosta de musculação, embora reconheça a necessidade; em segundo lugar porque pode gerar dores nas articulações; e em terceiro porque realmente também acho monótono e se gasta muito tempo.

Já em relação à carga, não deve ser tão leve que seja muito fácil a execução e nem tão pesada que impeça completar a série com rapidez. Carga muito leve possibilita trancos nas articulações que podem se machucar e muito pesada impede que o movimento seja feito com rapidez.

Completar uma prova longa com menos desgaste físico depende de alguns fatores associados tais como: os antropométricos (biótipo e estrutura muscular), fisiológicos (tipo de fibras musculares predominantes), biomecânicos e técnicos.

 O aperfeiçoamento do treinamento técnico que inclui os diversos métodos da musculação pode fazer a diferença entre um corredor não tão bem dotado para corrida, mas que treina direito e um que tenha talento, mas que não treina direito. Alguns estudos atestam a economia de 3% no gesto esportivo em corredores de 5 km que fizeram treinos explosivos. Parece pouco, mas pode fazer a diferença entre chegar em primeiro ou segundo lugar ou ainda, se a colocação não é importante, chegar menos cansado."

TREINO DE HOJE :

6  KM  CORRENDO
ENTRE A ORLA E A AV. CEL. MARCOS

+   MUSCULAÇÃO

+   2,5  KM  DE CAMINHADA



Foto : ativo.com, no Circuito Adidas, em 19-8.




8 comentários:

  1. Quanta determinação eu curto muito pessoas assim, de auto estima elevado, vou acompanhar você viu, estou na luta contra a balança pessoas como você me estimula muito beijão boa noite.

    http://projetoemagrecergelzabedoni.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá Ivana!
    Obrigada pela sua presença constante lá no blog viu?
    Interessante que lendo esse texto eu lembrei do meu marido.
    Quando eu o conheci ele era instrutor de musculação e também trabalhava como personal trainer, e ele sempre me falava sobre isso.
    Na época outros instrutores trabalhavam numa linha de pensamento diferente e ele era conhecido por seus métodos diferenciados.
    Com o tempo foram surgindo artigos que confirmavam as teorias dele e foi um reconhecimento muito merecido.
    Eu vi o meu marido mudar a vida de muita gente transformando seus corpos e preparando pessoas para exames físicos como da prova da PM.
    É muito gratificante.
    Hoje ele é empresário, mas ainda presta consultoria e continua ajudando as pessoas, gratuitamente.
    Linda a sua foto correndo!
    Um beijão!

    ResponderExcluir
  3. Oiiiii

    Parabéns !!!! Eu ainda faço uma prova de rua !!!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Eu tb acho repetição SUPER monótona...kkkkkkkkkkkkkkkkk....

    Ai, ficar naquelas de 1, 2, 3, 4 ....Para, muda de lado....mais 1, 2, 3, 4..........kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk....Mas qdo é com circuito, aí fica bem legal!!!!!!!!!!!

    Inspiradora como sempre!
    Beijos :)

    ResponderExcluir
  5. Oiii!!
    Eita, mal comecei no Clube da Corrida e já estou pensando na musculação, rsrsrs... pior é que eu gosto de movimento e musculação é devagar, devagarinho, mas sei que é um devagar necessário.
    Flor, AVOH são as iniciais do meu nome, não sou avó não, rsrsrs... meu filho tem só 9 anos, rsrsrs...
    Beijão da Alisson V. OHashi (sacou?!)

    ResponderExcluir
  6. Eu que comecei a treinar musculação, já estou me assanhando pra treinar corridas, acredita? Devo estar com algum problema! Hahahah
    Admiro demais tua determinação e interesse em ir buscar mais e mais informações a respeito das atividades.
    Parabéns, Ivana!
    Beijo meu.

    ResponderExcluir
  7. Oiiii

    Muito legal esse post, acho importante tudo isso em relação a corridas, muitas meninas que começaram a correr não tem ideia disso, ótimo post.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá Ivana,

    Lendo sobre musculação eu vejo como preciso voltar a frequentar a academia direitinho. Tenho faltado muito às minhas aulas.

    Ótimo texto.


    Abraços,

    Danilo Confessor
    Blog Confissões de um Confessor

    ResponderExcluir