Páginas

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

CORRIDA E PERCEPÇÃO ...

Tu prestas atenção em ti mesmo quando corres ? Qual tua sensação, tu refletes o que, quando corres  ??  Já pensaram sobre isso ?? Bem, se não pensaram neste assunto, vou deixar pra vocês um texto do treinador Miguel Sarkis, escrito com  muita sabedoria ... Vale a pena ler  :
 
"Como o estado de “se perceber” não é uma constante na vida das pessoas, sabemos que muitas das atividades diárias são executadas de modo imperceptível, e também realizadas sem o uso de raciocínio direto.
Como podemos começar a discutir o assunto? Bem, comecemos pelos nossos últimos momentos antes de se iniciar nas corridas.
Quando eu comecei a Correr
Era uma manhã de domingo, quando um amigo da família apareceu em casa e nos convidou para um treino de “Teste de Cooper”. Sem pestanejar, lá fomos nós; eu e meus irmãos, rumo a uma estrada mais afastada do local onde morávamos e nos pusemos a correr, sem muito preparo e nem muita orientação (coisa que não havia naquela época). Dez minutos depois, e meio metro de língua para fora, havíamos percorrido os dois quilômetros da estrada que havíamos nos proposto a correr. Começava ali a nossa jornada para um mundo totalmente diferente do já experimentado até então.
O Início
Nos primeiros seis meses sofri muito, com dores e cansaços, até perceber que precisava dosar intensidade, distribuição e distância.
Como seria minha vida sem a corrida? Difícil imaginar. Porém, a lembrança do que tinha para fazer, além de estudar e passar horas dentro de um laboratório - estudava desde botânica até zoologia - tudo feito sem muita metodologia, eram simples análises e constatações, muitas vezes, conferências de experimentos de Darwin e demais cientistas antigos.
Se não tivesse iniciado a correr, provavelmente teria adotado os mesmos hábitos, alimentares e sociais, do local onde vivia, além das fortes influências de minha família.
Como toda rotina pode ser mudada, mudei radicalmente e passei a dormir cedo. A alimentação que já era de costume numerosa, passei a adotar uma linha de produtos naturais, que apareciam nos mercados como soluções mágicas do mundo moderno. Minha percepção de cansaço e de esforço foi mudando, levando-me a pensar um pouco mais em parceria com o meu corpo e mente. A percepção de corpo e mente passou a ser notada. Minhas anotações passaram a ser diárias. Diferente do meu costume, no laboratório, essas anotações passaram a ser sobre os batimentos cardíacos, com análises diárias em três períodos: manhã, tarde e noite.
Eram os primeiros gráficos de batimentos cardíacos de minha vida, e isso realizado pelo toque na artéria radial, e anotada em folha quadriculada, o que me fornecia um eletrocardiograma feito pelas minhas próprias mãos. Talvez não tivesse valor científico, mas os dados me davam a certeza de avanço ou de cansaço, além de confidenciarem uma percepção do meu interior. Meus desenhos, que outrora retratavam mosquitos, cobras, coelhos e demais animais, vivos ou mortos, passaram a dar lugar a meus desenhos prediletos, que passaram a figurar músculos, articulações e análises de movimentos de corridas e exercícios de força.
Percepção
Com minhas corridas se tornando diárias, em equilíbrio com meu aprendizado na faculdade de Educação Física, senti que minha resistência, progressivamente, foi melhorando. E me fazendo avançar num mundo desconhecido e de superação.
E como não havia muitas corridas na época, eu certamente participava das que existiam. Eu e mais ou menos 200 ou 500 pessoas que, para a época, já se tratava de muitos corredores.
Todos nós corríamos meio pela percepção, entre o certo e o errado. Era fácil errar, notados pelos acidentes e incidentes orgânicos. Havia morte, lesões sérias e, até hoje, há pessoas que não conseguiram mais correr. Talvez a percepção destes, menos “amedrontada”, diferentemente das minhas, e talvez deficiências nas constituições físicas, aliadas a falta de orientação nutricional e de cargas de treinos, tenha conduzido-os a tais infortúnios.
Perceber os efeitos em seu corpo talvez seja a primeira e mais eficiente das funções de treinar alguém nesta vida. Nem os melhores treinamentos ditados por orientadores no mundo poderão suprir as necessidades de um organismo que não percebe se os efeitos serão benéficos ou maléficos.
Perceber o bem é, sem dúvida, um ponto de partida ótimo para se treinar e se obter maior confiança. Perceber bem, e treinar o treino ideal ou mais próximo do ideal, talvez seja um investimento aprimorado entre dois cidadãos: o Treinador e o Corredor.
Para você prestar a atenção
Treine o que tem para treinar.
Questione se este treino lhe faz bem
Perceba suas horas de sono: elas são suficientes?
Perceba o seu estado físico e emocional, antes, durante e após os treinos Se estiver sofrendo, seus treinos não poderão fazer-lhe bem
Perceba sua alimentação, antes, durante a pós os treinos mais longos
Perceba sua alimentação, durante o dia; manhã, tarde e noite
Perceba seu corpo. Se ele responde com benefícios. Veja se seus pés, os mais forçados com impactos, se respondem bem e se você mantém suas unhas vivas
Perceba se há dores pelo esforço: sente dores durante um treino ou prova?
Observe seu corpo como um todo, se ele mantém sua forma harmoniosa
Perceba suas funções fisiológicas; o organismo de um corredor em equilíbrio, é demonstrado pelas suas funções equilibradas
Perceba-se e melhore suas corridas."
 
 * * *
TREINO DE HOJE :
 
6    KM  C ORRENDO, ENTRE A ORLA E A AV. CEL. MARCOS
 
+    MUSCULAÇÃO
 
+   2,5  KM    DE CAMINHADA

* * *

Foto : Corrida da Sogipa, (26-8-2012)
 
 

11 comentários:

  1. Oi Ivana, eu vou seguir tua dica e tomar chás quentinhos, coisas quentes. Não tenho tomado nada assim, quando bebo o chá, tomo frio. Vou mudar isso e tomara que ajude. Obrigada pela dica.

    Nossa mãe, eu fico me sentindo mal quando leio das tuas corridas, pois eu passo o tempo livre em casa e morro de tédio de ter que sair. Mas aqui tá sol demais e muito calor. Mesmo a noite, o calor é horrível, tempo seco. Louca pra sumir daqui! rs
    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. aMIGA!!!Peço perdão por estar tão ausente! Mas tenho chegado tarde dos treinos e ficado pouquissimo no face.Mas sempre acompanho sua evolução e fico extremamente feliz!!! Temos que colocar o papo em dia!!!! Esse sabado acredito estar mais tranquila e se a gente se deparar na net, conversamos, ok.
    Beijos e saudades das nossas conversas!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom ler sobre a disposição que se deve observar nos treinos, a consciência...estou por volta dos 6km + Pilates.
    Ainda chego lá!

    Amei o texto.

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post, sempre aprendo muito aqui ctgo :)

    ResponderExcluir
  5. Texto esclarecedor. Preciso observar as minhas dores, pois, acreditava estar enferrujada depois de tanto tempo sedentária.
    Sonho com a minha primeira foto de corrida... mas isso acontecerá só em dezembro, buáááá...
    Beijão.

    ResponderExcluir
  6. Minha amiga, tu és exemplo de perseverança e disciplina.Parabéns.Bia.

    ResponderExcluir
  7. amiga, estou começandinho um plano de corrida, logo vou estar viciada que nem vc! hahaha
    voltei com o blog, passe lá!
    beijo

    ResponderExcluir
  8. Vai longe esta menina!beijo,Rita.

    ResponderExcluir
  9. eu não corro, mas faço das caminhadas uma aliada pra poder colocar a mente em ordem, sabes?
    beijos

    ResponderExcluir
  10. . Ivana querida, adooooooooooooro suas fotos de corridas e seu astral super elevado.
    . notícia boa: vc ganhou um sorteio no meu blog entre as tops comentaristas, clique e veja no seguinte link:

    http://www.vitrineaugusta.com/2012/08/resultado-n-28.html

    . preciso do seu endereço. bj. fique com DEUS. leila diniz.

    ResponderExcluir
  11. Oi Ivana,

    Só hoje li o artigo sobre a percepção do próprio corpo. Muito bom.

    Abçs,




    Danilo Confessor
    Blog Confissões de um Confessor

    ResponderExcluir