Páginas

terça-feira, 29 de maio de 2012

CORRER NO ACLIVE É BOM ????

Hoje fiz um treino com lomba ... É 'puxado' ??  É, mas é necessário ...  na primeira lomba não fui tão bem, com pouca velocidade, mas na segunda vez, foi melhor ... A corrida em aclive é excelente para melhorar a força na corrida. Deixo aqui uma parte de texto que explica bem direitinho sobre o 'correr na lomba' e seus benefícios.


 "Mesmo que sua meta não seja uma corrida com altos e baixos, os treinos em subidas podem fazer muito pelo seu desempenho, pois proporcionam aumento da capacidade neuromuscular e maior recrutamento das fibras musculares. Com treino em subida, correr no plano fica mais fácil, pois o sistema nervoso central “ensina” a musculatura a ativar mais fibras no momento da contração, com ganho de força. A resistência aumenta porque as adaptações neuromusculares aperfeiçoam a potência aeróbia e a remoção do lactato produzido fica otimizada, esclarece o técnico Fernando Carvalho Pessoa, da Race Consultoria Esportiva, de São Paulo.
Energia para subir
O toque do pé no solo é revertido em energia para o corpo. Quanto mais rápida a “batida” dos pés, mais energia em movimento. Como os pés demoram mais para tocar o chão nas subidas, a energia não é aproveitada e acaba perdida. A dica do treinador Darlan Marçal, da Assessoria 5ways Sports Consulting, de São Paulo, é deixar a passada curta, com pouca amplitude, e manter o ritmo. “Tome como referencial o ritmo de plano, mas com a frequência cardíaca 5% mais elevada que o normal. Com a mesma velocidade e os batimentos cardíacos um pouco mais rápidos, o corpo não tem grandes oscilações energéticas.”.
O treinador Alexandre Ribeiro, da Pro Ribeiro, do Rio de Janeiro indica duas subidas por semana no período de base e apenas uma no período específico. Para começar, 3%, que aumentam gradativamente conforme a evolução de cada um.
O médico do esporte e do exercício Gustavo Magliocca recomenda recompor a musculatura ao finalizar o treino, com alongamento com ênfase no quadril e coxas. O esforço para vencer a subida e a sobrecarga – que é normal e gera adaptações – terá uma resposta melhorada se a recuperação for benfeita. O descanso é fundamental."
Texto : Revista The Finisher.


TREINO DE HOJE : 3,5 KM CORRENDO NA RUA (COM LOMBA) + MUSCULAÇÃO + 5 KM DE CAMINHADA.


8 comentários:

  1. Estou caminhando pelas ruas e proximo de casa só tem subida! maior dor nos cambitos no outro dia...rss

    bjjos

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo carinho!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá Ivana otimo treino, ja corri em algumas subidas, é só encara-las como se fossem planas, tentar manter o ritmo e ir embora e em declive segurar o corpo para não descer de uma vez se não pode lesionar seriamente o joelho

    Forte Abraço

    Léo

    www.pisandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá amiga tuas postagens sempre esclarecedoras,obrigada pelas requentes visitas ao meu blog fico feliz pelos comentários,claro que todo comentario é importante sõa pessoas queridas,mas quando você passa por lá e acha que o que eu tõ faendo ta bom,ai eu fico mais segura,pois você já estaa mais tempo que eu na luta,,resumindo tenho muito a aprender com você também.

    ResponderExcluir
  5. Quebra tudo minha linda! Uau!!! Muito bom ter novos desafios! Beijocas e vai com tudo

    ResponderExcluir
  6. OLÁ Ivana!! Conheci seu blog e adorei!! Temos muitas coisas em comum, uma delas é a corrida!
    Continue firme nos seu treinos e chegará o momento dos k10.
    Estou na torcida, vá com calma para não lesionar, hem???
    Abraço, karinne.
    Conheça meu blog e seja minha seguidora, já estou te seguindo.
    Link:corridapraquetequero.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. lomba é subida? =)

    Deteeeeeeeesto! Mas a gente tem q fazer né? Resistência total nas pernas!

    Vc é guerreira!
    =********

    ResponderExcluir
  8. Legal Ivana! Percebo que em provas as subidas são os DRAMAS dos corredores.
    Eu tenho treinado o aclive na estera da academia. Programo variações de velocidade e inclinação, para deixar o treino mais interessante.

    Abçs

    ResponderExcluir