Páginas

quarta-feira, 9 de maio de 2012

~^~ A ALIMENTAÇÃO E A CORRIDA ~^~

 

Um texto que recebi, há tempos atrás sobre  a 'dupla'  ALIMENTAÇÃO E CORRIDA !


"Apesar de ser uma prática saudável e recomendada, a corrida é muito desgastante e exige muitos cuidados com a alimentação e hidratação, pois o excesso de perda de peso durante essas provas pode provocar no atleta câimbras, dores musculares e outros danos.
Para ter um bom rendimento durante o exercício é fundamental ter uma alimentação saudável, composta por todos os nutrientes como carboidratos, lipídeos, proteínas, vitaminas e sais minerais, além de uma boa hidratação. Deixar de realizar alguma refeição pode atrapalhar muito nos treinos, diminuindo o rendimento e fazendo com que a massa magra seja degradada, tornando-se ideal a adaptação da alimentação de acordo com o horário da prática do exercício. Importante lembrar que a boa alimentação deve ser contínua não só em época ou véspera de competições.

Hidratação :

A corrida resulta em uma grande perda de líquido para o atleta, pois perdemos muito com o suor. O principal objetivo da hidratação é restabelecer o volume sanguíneo para que o controle da temperatura possa ser normalizado. A melhor bebida para a reposição é a água, mas se o exercício for de longa duração ou realizado em período de calor muito forte, deve-se fazer o uso de bebidas isotônicas.
Alimentação Antes da corrida:

O ideal é consumir alimentos ricos em carboidratos com baixo índice glicêmico, ou seja, carboidratos que são absorvidos lentamente pelo organismo. Mas isso deve ser ingerido de 2 a 4 horas antes do treino. Assim, eles são liberados aos poucos durante a corrida, evitando a hipoglicemia, que é a queda da taxa de glicose no sangue. Um pouco antes do treino, mais ou menos 15 minutos, pode-se consumir uma fruta. Considerando-se, que se a pessoa possui tolerância a alimentos sólidos nesses momentos, devem-se utilizar as soluções de carboidratos. Soluções em torno de 4-8% de carboidratos são capazes de cumprir duas funções ao mesmo tempo: hidratar e fornecer carboidrato lentamente. Uma boa opção são as bebidas esportivas ou o preparo em pó de maltodextrina/dextrose.

Alimentação Durante a corrida :

Quando for longa ou durar mais que 1 hora a ingestão de carboidrato ou de suplemento melhora o rendimento do exercício. Se não for consumido pode levar a uma hipoglicemia ou fadiga muscular e redução do rendimento.

Alimentação Depois da corrida ;

Logo após o exercício, para a recuperação das energias é preciso ingerir carboidratos, repondo os estoques de glicogênio. Preferir os carboidratos de alto índice glicêmico (batata, melancia, biscoitos, banana, etc.), pois a absorção é mais rápida. A ingestão de barrinhas ou gel de carboidratos também pode ser uma ótima opção."

*     Não tenho a fonte.
**  Grifos meus.


TREINO DE HOJE   : 10 KM CORRENDO, NA ESTEIRA (na esteira porque ainda estou um pouco debilitada).





4 comentários:

  1. Parabéns pelo Super treino querida, vc sempre dedicada!
    Ótimas dicas, super importantes essas informações.
    Beijãooo

    ResponderExcluir
  2. Amei as dicas! Sempre bom aprender mais um pouco! Beijocasss...

    ResponderExcluir
  3. Adorei as dicas!
    Menina... não vejo a hora de estar correndo 10km igual você! ;)
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Olá Ivana,
    Já faz um tempinho que não comento aqui no seu blog. Fiquei um pouco off-line ultimamente.
    Mas hoje li seus últimos posts e como sempre você manda muito bem com as informações que traz para seus leitores.
    Ótimas dicas sobre a alimentação e corrida. Já anotei aqui para botar em prática.
    Abçs

    ps.: Obrigadão pelos incentivos que você sempre manda para mim lá no blog

    ResponderExcluir